sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta.

Poderia falar sobre muita coisa que fiz durante este tempo... mas vou me concentrar nos filmes que assisti.

* Boa noite e boa sorte
Uma boa história, um bom elenco e muito material para reflexão. Ao se assistir ao filme, vemos uma história real: um jornalista confrontando as atitudes de um senador. O senador em questão era Joseph McCarthy, aquele mesmo que iniciou a caça aos comunistas. E por aí vai uma discussão sobre censura, sobre jornalismo engajado e sobre a relação promíscua entre publicidade e cultura. A caça aos comunistas iniciada por Mc Carthy lembra em muito a paranóia atual dos americanos em relação aos terroristas islâmicos. O filme acaba soando, infelizmente, muito atual.
Nota: 8,0

* Free zone

Tenho pouco conhecimento sobre os filmes do Amos Gitai. Acho que este é o primeiro filme dele ao qual assisto. Uma história interessante mas que se alonga demais. É uma história aberta e que exige muito da reflexão do espectador. Acho isso interessante porque valoriza a inteligência de quem assiste. Mas acho que estou cansado de ver os conflitos entre palestinos e israelenses e quaisquer nuances deste conflito. Só espero que este cansaço acabe chegando aos próprios envolvidos.
Nota: 7,0.

* Johnny & June

Mais uma cinebiografia... socorro!!! Depois de "Ray", cheg agora para as telas a vida de Johnny Cash. Quem é Johnny Cash? Nem eu conhecia. Mas pelo filme, vi que era alguém importante no início do rock´n´roll. Mas como todas as cinebiografias, há aqueles pontos óbvios: traumas de infância, problemas familiares, casamentos, drogas e mais drogas. Fora a obviedade de alguns pontos, o filme é bem feito. E a Reese Whiterspoon está muito bem no papel de June Carter. Quanto ao Joachim Phoenix... parece que está perfeito no papel.
Nota: 7,5

* Casa vazia
O que você faria se eu te convidasse para assistir um filme coreano? Talvez muita gente desistisse. Mas, thanks God, o Guacymar curte também este tipo de filme. Fomos conferir o filme do mesmo diretor de "Primavera, verão, outono, inverno e primavera" (um filme que adorei!!!). O filme trata sobre vidas perdidas e sem sentido, fala sobre um rapaz que invade casas vazias e vive em cada casa até o retorno dos donos. Para pagar a "hospedagem", faz pequenos consertos e alguma limpeza. Numa das casas invadidas, encontra uma mulher que resolve acompanhá-lo nesta vida errante. Um filme que fala sobre vidas solitárias e sobre o vazio da solidão.

Nenhum comentário: