quinta-feira, dezembro 22, 2005

Michelangelo Antonioni

Simplesmente não entendo este "endeusamento" que se faz para alguns cineastas. Quer fazer pose de "pessoa culta", basta apenas ficar citando e endeusando os filmes de Godard e Antonioni.

Eu juro que fui tentar conferir alguns filmes destes dois cineastas para formar minhas próprias opiniões. O que vejo é que ou eu simplesmente não estou tomando o mesmo àcido que muitas pessoas ou realmente os filmes são chatos.

Ontem fui assistir "Além das nuvens", filme de Antonioni com elenco estrelado (John Malkovich, Sophie Marceau, Irene Jacob e pontas especialíssimas de Marcelo Mastroianni e Jeanne Moureau).

O filme é um verdadeiro remédio para quem está com crises de insônia... chegar até o final do filme foi meio sacrificado. O que posso dizer? São alguns contos entrelaçados pela personagem de John Malkovich, um cineasta em busca de idéias para um novo filme.

Antes deste, já tinha assistido dois outros filmes de Antonioni: A noite e O eclipse. Acho que há um tema comum em todos os filmes: a incomunicabilidade, os enganos inerentes no processo de comunicação. Talvez tudo seja etéreo demais...

Nenhum comentário: