quarta-feira, dezembro 07, 2005

Classe média

A descoberta de hoje foi uma música chamada "Classe média" de autoria de Max Gonzaga. Nunca ouvi falar dele... fui pesquisar um pouquinho mais e vi que ele é natural de São José dos Campos, já foi qualificado como "cronista de sofisticada simplicidade e compositor de melodias que causam impacto" e participou do Festival de Música da TV Cultura 2005.

Na verdade, ouvi apenas uma música e por isso não acho que posso avaliá-lo por apenas uma canção. Mas considerando a letra de 'Classe média' acho que realmente ele capta bem o espírito do que acontece hoje no Brasil.

Pretem atenção na letra (que transcrevo logo abaixo)... ahhh... thanks, Káhtia por ter mandado o vídeo da apresentação de Max Gonzaga.

.........................

Sou classe média, papagaio de todo telejornal.
Sou classe média, eu acredito na imparcialidade da revista semanal.
Sou classe média, compro roupa e gasolina no cartão.
Odeio “coletivos” e vou de carro que comprei a prestação.
Só pago impostos, estou sempre no limite do meu cheque especial.
Eu viajo pouco, no máximo um pacote CVC-trianual.

Mas eu “tô nem aí”, se o traficante é quem manda na favela.
Eu não “tô nem aqui”, se morre gente ou tem enchente em Itaquera.
Eu quero é que se exploda a periferia toda.
Mas fico indignado com o Estado quando sou incomodado pelo pedinte esfomeado, que me estende a mão.
O pára-brisa ensaboado, é camelô, biju com bala e as peripécias do artista malabarista do farol.

Mas se o assalto é em Moema, o assassinato é nos Jardins e a filha do executivo é estuprada até o fim, aí a mídia manifesta a sua opinião regressa de implantar pena de morte ou reduzir a idade penal.

E eu que sou bem informado, concordo e faço passeata enquanto aumenta a audiência e a tiragem do jornal.
Porque eu “tô nem aí”, se o traficante é quem manda na favela.
Eu não “tô nem aqui”, se morre gente ou tem enchente em Itaquera.
Eu quero é que se exploda a periferia toda.

Toda tragédia só me importa quando bate em minha porta.
Porque é mais fácil condenar quem já cumpre pena de vida.

Nenhum comentário: