sexta-feira, julho 29, 2005

Egolatria na internet

Navegando pela internet, sempre visito alguns sites: Os malvados, A língua, Patuca, Kibeloco e Quando isso virar um blog.

E visitando o quandoisso, vi um post muito interessante do Fabrício mostrando um site que facilita todo o processo de egolatria. Quer entender o que é que estou querendo dizer? Talvez seja mais fácil clicar e ver...

Vá no Logogle e veja o seu nome (ou aquilo que você digitar) virar a logomarca no estilo Google.

Engraçado, não é? Agora o seu nome pode virar referência em buscador... risos.

Mudando um pouco de assunto. Comecei a ler recentemente o livro Freaknomics e já pude ver muita coisa interessante.

A proposta do Steven Levitt, um dos autores do livro, é mostrar como o mundo realmente age. Não sabia que a economia se ocupava dos assuntos que ele trata no livro (trapaças, por exemplo) mas pela conceituação dele "a moralidade diz como a sociedade deveria ser, a economia mostra como a sociedade realmente age".

Vale a pena... Dizem que os números não mentem. Tudo depende mesmo de uma interpretação. Acho que o último exercício em torno de números e sociedade que me lembro foi feito naquele livro "A curva do sino", que procurava mostrar que negros são menos inteligentes que brancos.

Uma conclusão errônea baseada em números. Ou seja, nem sempre os números falam a verdade. Os números por si só podem ser usados para apoiar uma ou outra hipótese. Números são corretos e são imparciais. As conclusões é que podem ser erradas.

Em Freaknomics, Steve Levitt mostra através de dados coletados como age a sociedade. Ele mostra sobre as trapaças feitas por professores de Chicago por conta do "provão" e dá uma aula sobre incentivos. Detalha o caso da importância da informação na concretização de vários negócios e faz um paralelo com o desmantelamento da Ku Klux Klan na região norte dos EUA. E desmistifica a idéia de que o tráfico de drogas traz muito dinheiro para os traficantes.

Uma leitura empolgante, fácil e perfeita para um eterno curioso como eu.

Nenhum comentário: