sexta-feira, setembro 07, 2007

Revelando São Paulo: Festival da Cultura Paulista Tradicional




Começa neste final de semana mais um "Revelando São Paulo", um festival que celebra a cultura paulista tradicional.

Ontem foi a abertura oficial do evento. E, como este é um evento que conta com recursos e apoio da Secretaria de Cultura, fui convidado e é claro que não podia deixar de conferir.

Confesso também que sempre curti este aspecto de preservação das culturas tradicionais e o lado mais folclórico da cultura. A manifestação popular em todos os seus aspectos.

No festival, celebra-se a dança e a música, o artesanato e a culinária. E mais do que isso, os costumes. A abertura do evento foi marcada pela ritualização. Coisa que na pressa diária esquecemos. Coisa que na modernidade, renegamos em prol da racionalidade.

A comensalidade foi o mote da abertura. O compartilhamento da mesa e da comida é o traço da fraternidade presente na cultura tradicional. E foi neste clima que celebramos a abertura do festival.

Galinhada, afogado, canjiquinha, feijão tropeiro e muita tubaína. Pratos e bebidas que lembram uma infância e tempos outros. E estranhos dividindo a mesa e conversando animadamente ao som da música que entronizava a imagem de São Benedito no local destinado aos comensais.

Sabe... estou curtindo cada vez mais este meu trabalho. rsrs.

3 comentários:

Anônimo disse...

"Trabalho"!?

Mariana Alcântara disse...

Realmente é um trabalho bem prazeroso e saboroso! hehe

Anônimo disse...

Sim, sim!
Um ótimo trabalho!
E eu adoro tubaína!!!