sábado, junho 02, 2007

Aprendendo com os blogs: sobre arroba e Google

Navegando por blogs amigos, sempre acabo aprendendo alguma coisa. No Inside Mingo, há um post falando sobre a origem do arroba (aquele "caracol" que existe em todos os endereços de e-mail).

Lá no post aprendi que o símbolo @ surgiu na Idade Média, quando os copistas resolveram economizar na tinta e no papel e abreviaram a preposição latina "ad" no referido símbolo.

Na Inglaterra, o @ era usado na prática comercial e contábil, entre o número de unidades da mercadoria e o preço (em inglês, o símbolo recebe o nome de "at"). Os espanhóis, querendo imitar as práticas inglesas, adotaram o símbolo. Mas, achando que se referia a uma unidade de peso, deram ao símbolo o nome da unidade de peso comum para os espanhóis ("arroba", que na verdade tem origem árabe).

Quando Roy Tomlinson criou o primeiro programa de e-mail usou o símbolo no sentido atribuído pela língua inglesa ("at" = em). Então, quando escrevemos:

geminipisces@uol.com.br , por exemplo, estamos querendo dizer usuário "geminipisces" no provedor "uol.com.br".

Legal, não é?

Agora, a outra descoberta fiz no blog In google we trust. Você sabiam que existe agora a Igreja do Google? Bem, segundo a igreja, o Google representa a experiência humana mais próxima do conceito de deus. E há inclusive provas no site de que o Google é Deus.

Afinal, o que mais parece ser onisciente e onipresente? E ainda por cima, responde aquilo que buscamos. Além disso, o termo "Google" é também mais buscado do que termos como "Deus", "Jesus", "Alá", "Buda", "cristianismo", "Islã", "budismo" e "judaísmo" juntos.

Fato divertido. Quem quiser saber mais, pode visitar o site e, quem sabe, tornar-se adepto do Googlism. rsrs.

2 comentários:

Mariana Alcântara disse...

Legal, o arroba é algo que sempre usamos e nunca paramos pra pensar que raios significa aquele caracolzinho.
Sempre achei que o Google era o Papai Noel! :P

Jak disse...

Nossa, andei sumida. Tão sumida que me passou despercebida a citação ao meu humilde cafofo! ^^

Quanta honra Luiz! Tô emocionada! Tenho amigos de anos que nunca me colocaram nem no rodapé do blog deles, quanto mais me citar! E você que eu conheço há tão pouco tempo e menos do que eu gostaria já me apronta uma dessas!

BTW, Feliz aniversário!!! =)

Beijos!