domingo, novembro 13, 2005

Por que eu gosto de cinema?

Dei uma olhadinha nos meus últimos posts e eles praticamente falam das minhas impressões sobre os filmes que assisti. E me questionei de uma coisa: por que será que eu gosto tanto de cinema?

Talvez curta pela magia da sala escura e do processo catártico que ocorre lá dentro. É algo muito maior do que assistir filmes. Filmes podem ser vistos na TV ou numa fita de vídeo ou num DVD. Na sala de cinema, há toda uma entrega. A sua atenção fica focada no filme. A tela grande revela cores e nuances que a telinha não mostra. A sala escura cria um ambiente de imersão nas imagens. O som te envolve por todos os lados e há uma viagem para dentro da história, para dentro do filme.

Li no blog Spoiler, um blog dedicado a cinema, uma frase que me impressionou por revelar algo que é realmente verdadeiro para mim:

"Cada filme que assisto me renova e me atiça a ver mais e mais, unindo sonho e realidade em duas horas e pouco de projeção. Às vezes saio dançando, outras enxugando lágrimas, outras p. da vida com o mundo. Às vezes gosto mais, às vezes menos. Às vezes volto para assistir de novo, outras preferia não tê-lo visto (mas foi necessário ver para dizê-lo). Sim, admiro fotografia, interpretação, cenários, mas a viagem na qual o filme te carrega é o mais importante, seja ele de que tipo, gênero ou diretor for" - Marcelo Batalha

Nenhum comentário: