quarta-feira, novembro 16, 2005

Coisas úteis que deveriam ensinar para a gente em algum momento

Eu aprendi muitas coisas na escola. Aprendi sobre sujeito, predicado e objetos diretos. Aprendi sobre matriz e derivadas, sobre números irracionais e raiz quadrada, sobre logaritmos e potenciação. Aprendi sobre mitocôndrias e a converter Celsius em Fahrenheit, sobre a tabela periódica e "liberdade, igualdade e fraternidade".

Gostaria de ter aprendido coisas mais úteis. Gostaria de saber o que se diz para um grande amigo que acabou de ter o coração partido por uma grande decepção. Gostaria de saber o que fazer quando a impotência te atinge quando sabe que alguém muito querido precisa de sua ajuda e você está a meio mundo de distância.

Gostaria que me explicassem como fazer para superar uma frase inadvertidamente arremessada por seu grande amor e que te faz sangrar na mente. Uma frase boba como "Acho que não estamos mais em sintonia" ou "Ainda gosto de você mas há coisas que me desagradam".

Gostaria que tivessem dito para mim o que falar para alguém que acabou de perder um ente querido. Nunca soube o que dizer para alguém que estivesse doente ou num velório. Sempre preferi o silêncio que mascarava minha ignorância.

Gostaria que tivessem explicado para mim que nem sempre os outros vão entender suas intenções nem que por mais que você faça e deseje, nem sempre será querido pelas pessoas. Por que? Ainda não descobri.

Estou ainda aprendendo muita coisa neste mundo...

Nenhum comentário: