quarta-feira, junho 01, 2005

Não poderia deixar de falar de um documentário muuuuito bom que assisti ontem: The corporation, da dupla Abbot e Ackbar.

Para mim, ex-aluno de administração de empresas e já a algum tempo no mercado de trabalho, foi surpreendente ver uma crítica tão contundente ao poder das corporações. Ver uma evolução histórica deste poder (antes controlado pelo Estado) e agora, sem fronteiras e seguindo um objetivo único de lucro.

O filme mostra uma falta de ética na pessoa jurídica "corporação". Achei interessante notar que as corporações são tratadas como pessoas e tem os mesmos direitos que as pessoas. Entretanto, ao contrário das pessoas físicas, carecem de um senso de atuação ética.

O diagnóstico apresentado no documentário e feito por um especialista do FBI diz que as corporações são pessoas "psicopatas". Uma perspectiva interessante.

O filme parece ser um pouco longo mas, flui muito bem trazendo sempre novas informações e pontuado com entrevistas e declarações de peso: CEOs ou ex-CEOs da Shell, IBM, Nike e outras empresas, gurus da administração como Peter Drucker, o economista ganhador do Nobel Milton Friedman e o sempre contundente Michael Moore.

Vale a pena o ingresso... O único porém é que está passando em apenas uma sala de exibição e em somente dois horários. Acho que logo, logo sairá de cartaz. Será que lançarão em DVD? Espero que sim. É um filme que eu teria na minha coleção.

Nenhum comentário: