quinta-feira, março 17, 2005

Acabei de descobrir uma matéria na revista Criativa sobre a televisão como vício. E, surpresa... estava lá o depoimento de uma amiga minha. Para quem quiser conferir a matéria, é só clicar:

http://revistacriativa.globo.com/Criativa/0,19125,ETT917311-2240-3,00.html

E acho tudo isso mais coincidente ainda porque ontem mesmo falaram para mim a respeito de uma campanha da Semana da TV desligada.

O texto abaixo é uma transcrição de um texto do jornalista André Azevedo da Fonseca. Vale ainda visitar os sites destas ONGs:

* TVer - ONG formada por um grupo de psicólogos, sociólogos, educadores, jornalistas e advogados para refletir sobre a responsalibidade pública da TV.
http://www.tver.org.br

* TV Turnoff Network - ONG americana que tem por objetivo incentivar famílias e principalmente, crianças a assistir menos TV e promover modos de vida mais saudáveis.
http://www.tvturnoff.org
.....................................................

O que aconteceria se você participasse de uma experiência que consiste em ficar por uma semana sem ligar o aparelho de TV? Para a TV-Turnoff Network, uma rede global de ativistas dedicados a encorajar crianças e adultos a assistir menos televisão, nesta era de excesso de estímulos televisuais o experimento pode inspirar uma prática libertadora. Ao aproveitar o tempo livre com outras atividades, o ex-telespectador passivo é levado a inventar formas de entretenimento que freqüentemente despertam soluções criativas de lazer comunitário. Além disso, segundo os ativistas, essa renúncia permite o surgimento de pelo menos uma reflexão crucial: "Quando manipulo o controle remoto, quem realmente está sob controle?"

O conceito que está por trás da TV Turnoff Week (Semana da TV Desligada), que em 2004 acontece de 19 a 25 de abril [mas que pode ser praticada em qualquer tempo e/ou espaço. Ne ], é a idéia de "meio ambiente mental". Os Adbusters, grupo de ativistas canadenses historicamente envolvidos na campanha, acreditam que, assim como o ar e os oceanos, nossa ecologia psíquica está saturada de ruídos, elementos dispersivos e outros poluentes. "Nosso objetivo é simplesmente incentivar as pessoas a pensar sobre o acúmulo de lixo em seu universo mental." Assim, clamam para que os telespectadores celebrem tudo que a vida tem a oferecer além da TV.

A campanha já é realizada há 10 anos e a cada edição reúne entusiastas por todo o globo. Em 2003, segundo os organizadores, foi estimada a participação de 7 milhões de telespectadores em 17 mil grupos organizados nos Estados Unidos e em vários outros países. "Tire umas férias de sete dias da TV e recupere o tempo para conversar, brincar, ler, exercitar, criar, sonhar - e viver!", convidam.

Nenhum comentário: