segunda-feira, outubro 26, 2009

Museu Afro-Brasil: 5 anos


O Museu Afro-Brasil comemorou 5 anos de existência. E a celebração não poderia ter sido feita de outra forma senão com a abertura de mais exposições: "Oriki in corpore", uma instalação multimídia que remete à tradição dos orixás em releituras musicais e construção de cenários bem interessantes. E "Sueños", que se trata de uma exposição de peças de arte doadas para o Museu da Solidariedade Salvador Allende.

Aproveitei a ocasião para conferir as outras exposições temporárias: mestre Didi continua lá e nunca me canso de ver as peças expostas, "Picha" (que mostra os quadrinhos produzidos por negros em todos os continentes) e "Os mágicos olhos da América" impressiona pela magnitude e pela concepção curatorial, obras dos povos indígenas (da cerâmica a arte plumária), obras dos povos africanos (máscaras e estatuária fantásticas) influenciando o barroco europeu nas terras brasileiras e culminando na produção contemporânea da América (e aí, figuram Carmela Gross, Picasso, Miró, Nelson Leirner, Jesus Soto...).

Vale a pena visitar e se encantar...

Ahhh... e o aniversário do museu foi comemorado com um tradicional bolo de noiva do Recife. Que depois, descobri que as noivas guardam uma fatia congelada durante um ano para comer no ano seguinte ao casamento.

Nenhum comentário: