sexta-feira, abril 24, 2009

Quem sou eu? E, se sou, quantos sou?


O título deste post pode remeter a uma insanidade de turbilhão de pensamentos... mas, não se trata de uma pergunta a toa nem de pensamentos insanos. O título deste post é o título do último livro que li (e que recomendo muito para todos): "Quem sou eu? E, se sou, quantos sou? - Uma aventura na filosofia" de Richard David Precht.

O livro é deliciosamente pontuado por reflexões. Só que diferentemente de outros livros de filosofia, não apela para explicações extensivas sobre as obras de vários filósofos nem para um subterfúgio romanceado para introduzir noções de filosofia (como em "O mundo de Sofia").

O autor estabelece em cada capítulo, discussões de forma direta e simples, orientando as discussões em três linhas básicas: O que posso saber? O que posso fazer? O que devo esperar?

Somos então apresentados às questões de aprendizagem e conhecimento, da moral, do amor e da felicidade. Tudo permeado por exemplos muito didáticos, numa linguagem fácil e considerando as descobertas feitas pela neurociência e discutindo questões como o aborto, a eutanásia e o direito de comer carne.

Apenas um trechinho para despertar a vontade:

"A frase: "Eu te amo!" é muito mais do que uma expressão de sentimentos, como "Estou com dor de dente!". Estamos falando de todo um sistema de promessas e expectativas. Quem assegura seu amor promete confiar em seu sentimento e se preocupar com o amado. E está disposto a se comportar da maneira como alguém que ama se comporta, repetindo tudo aquilo que isso significa em nossa sociedade aos olhos do outro."

2 comentários:

O Leitor Voraz disse...

Gostou da resenha? Então dá uma olhada no minissite dele! Dá até pra baixar um capítulo grátis!

O Leitor Voraz disse...

Gostou da resenha? Então dá uma olhada no minissite dele! Dá até pra baixar um capítulo grátis!
http://www.ediouro.com.br/quemsoueu