quarta-feira, abril 08, 2009

Bookcrossing smartmob


Bookcrossing é um conceito que surgiu nos E.U.A. e que pode ser resumido como a prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outros, os quais, por sua vez, deverão continuar a fazer o mesmo. O objetivo assumido do Bookcrossing é transformar o mundo inteiro numa biblioteca. Os membros desta comunidade de leitores virtuais (que não conhece limites geográficos) possuem um sentimento de partilha tão grande que não se importam de libertar os seus próprios livros em locais públicos (cafés, transportes públicos, estacionamentos, bancos de praça) para que o maior número de pessoas os possam ler, em vez de os manterem parados nas estantes, tornando desta forma o acesso à cultura e especificamente à leitura verdadeiramente universal. (da Wikipedia)

Smartmobs é o termo criado por Howard Rheingold para descrever as “novas” formas de manifestações auto-estruturadas usando novas tecnologias (Orkut, SMS, blogs, e-mails, etc.) para os mais diversos objetivos. Para Rheingold, as smart mobs “são constituídas por pessoas que são capazes de agirem juntas mesmo sem se conhecer. As pessoas que participam dos smart mobs cooperam de maneira inédita porque dispõem de aparatos com capacidade tanto de comunicação como de computação. (Rheingold, 2002, p. xii). do artigo de André Lemos (2004) Cibercultura e Mobilidade. A Era da Conexão

Considerando os dois conceitos, recebi um e-mail-convite. Pelo o que eu li no e-mail está sendo agitado para o próximo dia 14 de abril, às 18h45, nas escadarias do prédio da Gazeta (av. Paulista, 900), um Bookcrossing-smartmob.

Para quem quiser participar, é só aparecer lá pontualmente (sim, porque não faz sentido chegar depois que já acabou), com um livro que será deixado no local.

A idéia é sentar (ou mesmo de pé) e ficar lendo trechos do livro que escolheu para deixar lá. A leitura em voz alta ficará mais interessante pois provocará mais estranhamento ainda no público que passa pela Av. Paulista. O início está previsto para as 18h45 e às 18h55, todos os participantes deixarão o livro por ali e depois se dispersarão. A palavra de ordem para sincronizar a parada de ler para deixar o livro na escada pode ser: TODOS LENDO!

Simples, fácil e bem-pensada. Uma ação solidária e despretensiosa. Vou tentar aparecer lá e, quem sabe não encontro alguém conhecido para tomar um café depois.

Nenhum comentário: