quinta-feira, setembro 01, 2005

Ser e ter & Flying spaghetti monsterism


Anteontem assisti o documentário Ser e ter aqui no cineminha da praia, em Santos. O documentário tratava sobre o cotidiano de crianças entre 4 e 12 anos numa escola francesa. Foi engraçado ver situações vividas pelas crianças nos papéis de alunos e relembrar muita coisa.

Ver cenas como a do menino aprendendo a ler e da discussão do professor com um outro aluno sobre compromisso e responsabilidade são interessantes. Ativadores de memória.

Como crianças são seres permeáveis... às vezes esqueço disso. E ver o professor lidando com as crianças e moldando não apenas uma formação escolar mas também um caráter dá uma sensação de como devemos valorizar a importância do educador.

E já que começamos falando em escola e valores ensinados, lembrei de uma discussão recente que acontece nos EUA.

Recentemente, o Estado do Kansas (sim, aquele lugar de onde veio o atual presidente americano George W. Bush) aprovou que as escolas destinassem tempo igual para o ensino da teoria da evolução (Charles Darwin, Lamarck e correlatos) e do design inteligente (confesso que nunca tinha ouvido falar deste termo... e acho que houve uma criatividade inacreditável para dar um novo nome para criacionismo).

Por conta disso, foi lançado um manifesto irônico por Bobby Henderson, criando uma religião-paródia: o Flying spaghetti monsterism.

Numa carta aberta, o pastor Bobby Henderson pede também que seja dedicado tempo igual para se tratar do flying spaghetti monsterism nas salas de aula. Fantástico, não é?

Estou quase para me tornar um pastafári (denominação para os seguidores da nova religião). Veja só algumas das crenças:

* O unvierso foi criado por um invisível e indetectável Monstro Spaghetti Voador. E todas as evidências sobre uma possível evolução foram intencionalmente feitas por este ser.

* O aquecimento global, terremotos, furacões e outros desastres naturais são consequências diretas do declínio do número de pirates desde 1800. Foi elaborado inclusive um gráfico que mostra a correlação inversa entre os números de piratas e as temperaturas globais.

É claro que tudo é uma grande brincadeira para satirizar com as posturas destes defensores do "design inteligente" e, principalmente esta crença relacionando os piratas com o aquecimento global ressalta uma grande falácia lógica.

Para saber mais sobre o FSM (Flying Spaghetti Monsterism) é só acessar o site http://www.venganza.org/index.htm

Nenhum comentário: