domingo, outubro 10, 2010

Egoísmo


Numa sociedade que tem se tornado cada vez mais egoísta, seria o egoísmo a nova qualidade para o sucesso? Ao se priorizar os valores individuais e as realizações individuais, estamos reforçando esta sociedade egoísta? Teremos cada vez menos madres Teresas de Calcutá neste mundo? Ou será que mesmo os candidatos a novas madres Teresas agem de forma egoísta?

Num artigo do Eugênio Mussak li algo bem interessante (e elucidativo) que compartilho aqui:

"Imagine que você está viajando de avião e, de repente, um comissário de bordo anuncia que acabou de ocorrer uma despressurização na aeronave e que os passageiros devem colocar a máscara de oxigênio que cai à sua frente. Ao seu lado, está sentado um jovem com os dois braços engessados. Mesmo percebendo seu desespero, você coloca primeiro sua máscara e só então o ajuda.

Cuidar de si mesmo antes de cuidar do outro tem um quê de altruísmo. Ao cuidar de nós mesmos, tiramos do outro essa responsabilidade e, ainda por cima, ficamos bem para ajudar quem precise. Mas, se após ajustar sua máscara sobre o nariz e a boca e recuperar a respiração normal, você não se interessar em auxiliar seu vizinho de viagem, não será apenas um egoísta, mas um omisso.

E é justamente nesse pormenor que reside a diferença entre dois tipos de egoísmo. Há o egoísmo normal, e até ético, da pessoa assumir a responsabilidade por si mesma, por sua segurança e pela solução de suas necessidades fundamentais; e há o egoísmo mau, patológico, próprio da pessoa que não demonstra interesse pelo outro. Este não pensa primeiro em si, mas só em si."

Nenhum comentário: