sábado, setembro 06, 2008
Fadas no divã
Fiquei surpreso com o comentário no meu último post da Natalia. Engraçado saber que mesmo depois de ter escrito alguns posts faz um tempão, eles ainda aparecem nas pesquisas feitas por alguns na internet... Bem, sobre contos de fada e a perversidade implícita (em algumas vezes não), recomendo dois livros com os quais cruzei recentemente:
* "Fadas no divã" de Diane Lichtenstein Corso e Mario Corso
* "Psicanálise dos contos de fada" do Bruno Bettelheim.
Confesso que não li completamente os dois livros, mas há pontos bem interessantes quando pude ler alguns trechos (ainda bem que não cobram para a gente ficar lendo parte dos livros lá na Livraria Cultura... rsrs).
Outro que chamou minha atenção foi uma versão das fábulas dos irmãos Grimm rotierizadas em formato HQ por cartunistas brasileiros. A versão que está lá para Cinderela é bem interressante. Quem diria que a Cinderela iria calçar uns sapatos de chumbo em brasa na madrasta...
Aliás, a versão original dos contos descritos pelos irmãos Grimm eram destinadas aos adultos. Somente após saberem que os contos eram mais lidos por crianças que começou-se o processo de suavização.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário