quinta-feira, setembro 18, 2008

Ensaio sobre a cegueira


Perder algum dos nossos sentidos pode nos fazer voltar a um estado tão selvagem? Se houvesse a perda generalizada da visão em toda a cidade, voltaríamos a barbárie e teríamos a vigência de uma realidade sem os limites morais que temos?

Fiquei realmente chocado com a possibilidade vislumbrada no filme de Fernando Meirelles, baseado no livro do Nobel José Saramago. Inegavelmente, este é um filme muito bom... e denso (como poucos podem ser).

Ver São Paulo retratada num filme assim também me traz certea familiaridade mas também estranhamento. Um senso de identificação e de incômodo desconcertante.

Vale a pena assistir e refletir muuuuuito. E enquanto isso, vou criando coragem para ler o livro do Saramago. Afinal, se um filme (uma arte audiovisual) já conseguiu me causar este impacto, o que será que um livro (que abre mais as portas da imaginação) poderá trazer?

Um comentário:

Mariana Alcântara disse...

Eu terminei de ler o livro e não me conformo de não conseguir tempo para assistir. A vida é dura! Mas tenho que assistir!