segunda-feira, novembro 12, 2007

Feria Kantuta


Sumido... sim, ando muuuuito sumido daqui deste meu cantinho virtual. Mas a vida anda intensa aqui no mundo real e acabo não tendo tanto tempo para sentar diante do computador e digitar algumas linhas.

Quer dizer, faço isso no trabalho... mas lá nem pensar em escrever no blog. Rola um Net Filter básico ali.

A flor aí da foto é a Kantuta. E é a flor-símbolo da Bolívia porque tem as cores da bandeira daquele país. Além disso, Kantuta é o nome da feira que acontece todos os domingos em São Paulo. Uma feira de preservação de hábitos folclóricos dos imigrantes bolivianos presentes neste caldeirão étnico que é Sampa.

Adoro esta cidade por conta disso...

A feira é uma festa de sabores e odores diferentes. Comece nas barracas de empanadas e salteñas.
Experimentem a de carne de porco com milho branco boliviano (sim, porque lá na cultura andina, descobre-se que há grãos de milho de várias cores... do preto ao branco, passando pelo roxo e o amarelo).

Para acompanhar, um suco de pêssego... só que pasmem. O suco é de uma cor escura e tem um pêssego desidratado no fundo do copo. Para quem quiser arriscar, um suco de amendoim também é uma opção interessante.

O suco de linhaça é exótico e eu, particularmente, não gostei muito. Depois, provei um pouco de api, uma espécie de suco de milho roxo que se bebe quente. Dizem que é o café da manhã típico dos bolivianos.

Meu companheiro nestas descobertas gastronômicas foi o Júlio. E só sei que isso foi garantia de muita diversão. O jeito exagerado dele é muito engraçado... mas, também o que esperar de um artista plástico que entra no salão negro do Senado com uma jibóia em pleno Renangate?

Enfim, depois um biscoitinho de milho, depois um frango ao forno com muito tempero diferente, depois uma sopa de amendoim, depois um chocolate boliviano (que para mim parecia um torrão de açúcar com cacau)... um pouco de Inca Cola (imaginem um refrigerante amarelo... parecia um Epocler gaseificado) e para arrematar tudo, um chá digestivo de coca.

Eu só sei que depois de tudo isso, percebi que ainda tenho muito o que descobrir nesta cidade...

Um comentário:

Jak disse...

Você foi a essa feira nesse domingo? Eu tinha programado de ir lá com umas amigas. Elas foram, eu fiquei. Vida corrida...