sábado, março 04, 2006

Capote, Crash e o Oscar

Quem me conhece, sabe que sempre tento assistir os filmes indicados ao Oscar. Sei lá... gosto de poder opinar tendo conhecimento de causa. risos.

Ok, ok. Há exceções. Juro que "Munique", mais recente filme de Spielberg, não conseguiu me atrair para uma conferência. Estou cansado de ver filmes sobre o Holocausto, os pobres judeus sofrendo nas mãos dos nazistas, o movimento sionista, o desdobramento com o povo palestino, etc., etc., etc. Então, não fiquei muito a fim de passar 3 horas no cinema para conferir "Munique". E talvez por motivos semelhante, também não quis conferir "Paradise now" (filme representando a Palestina na categoria melhor filme estrangeiro e que tem como personagens principais, homens-bomba).

Os últimos filmes concorrentes a Oscar que assisti foram "Capote" e "Crash".

"Capote" é bem feito mas não consegui simpatizar com a personagem. A caracterização do ator Philip Seymor Hoffman está muito boa mas, o filme era um pouco denso para este período light que estou vivendo. É interessante porque mostra o nascimento de um livro ("In cold blood") e mostra o trabalho de pesquisa que ele, Truman Capote, realizou. Achei a persona Truman Capote muito antipática. Não consegui criar uma empatia, estabelecer uma identificação. Achei os meios dele para obter as coisas um tanto maquiavélicas. Muita manipulação, confidências usadas como moeda de troca, discursos de amizade totalmente falsos, palavras aveludadas para criar intimidade e obter algo em benefício próprio.

A Catherine Keener está muito bem no filme. Ela faz o papel de Harper Lee, a escritora de "To kill a mocking bird", e faz as vezes de Grilo Falante para o Truman Capote, o papel da consciência que ele parece não ter.

"Crash"
foi um filme que estreou faz um tempo. Passou despercebido, ficou em poucas salas, saiu de cartaz e voltou depois das indicações recebidas. O elenco conta com bons atores: Sandra Bullock, Brendan Fraser, Matt Dillon, Ryan Philippe...

É uma pena que o filme tenha passado despercebido. Sabe aqueles filmes do Robert Altman que contam várias pequenas histórias com milhares de personagens que acabam se cruzando em algum momento? O filme tem esta estrutura. E versa maravilhosamente bem sobre preconceitos raciais e atitudes de intolerância.

No fogo cruzado, vão tiros para todos os lados: brancos, negros, latinos, orientais, árabes. Um filme que definitivamente vale a pena ser visto.

Agora partindo para meus palpites para o Oscar e quem eu gostaria que ganhasse.

* Melhor ator: Dos 5 indicados, consegui conferir o trabalho de 4. Acho que quem ganha vai ser o Philip Seymour Hoffman. Ele compõe muito bem a personagem de Truman Capote. Não posso negar que gostei muito do Ennis del Mar de Heath Ledger e gostaria muito que ele ganhasse. Uma atuação corajosa e bem feita.

* Melhor atriz: E das 5 indicadas, nesta categoria só conferi a atuação de 1. Reese Whiterspoon. Ela está bem em "John & June" e talvez ganhe. Não posso falar das outras porque não conferi.

* Melhor diretor: Ang Lee. Sempre gostei dos trabalhos dele. E vou torcer bastante pelo bom trabalho que ele desenvolveu em Brokeback mountain.

* Melhor filme: A minha torcida é por Brokeback mountain. Mas se ganhar "Crash" também vai ser bem merecido.

Nenhum comentário: