domingo, janeiro 06, 2008
Promessas de ano novo
Hora de mudanças... ano de mudanças. Ano de novos começos. Ano de novas escolhas. E o reveillón já prenunciava esta intenção. Ao invés de passar o reveillón em Santos como fiz nos últimos 4 anos, desta vez fui para o Rio de Janeiro.
Passar a virada junto com amigos queridos e fazendo coisas que geralmente não faço. Ouvindo coisas que geralmente não ouço, e resolvendo coisinhas na minha lista mental.
Bem, aprendi no ano passado que a melhor forma de se realizar alguma coisa é começar registrando para que tudo não se perca no meio de tanta coisa que se pensa cotidianamente.
Então vai lá a listinha de coisas que estarão sempre aqui para me lembrar durante o ano. Primeiro post do ano... fica fácil de localizar e sempre rever.
(1) Descobrir algo novo todos os dias. Sim, descobrir uma palavra no dicionário, descobrir um sabor novo, descobrir uma música nova, descobrir uma pinta que passou despercebida no meu próprio corpo... Há tanta coisa para se descobrir. Só preciso manter os sentidos atentos para a descoberta e perceber tudo como se fosse novo.
(2) Voltar a estudar. Começar pleiteando uma bolsa de estudos para um curso de especialização em Crítica e curadoria artística. Torcer para que concedam. Voltar a estudar as matérias para outras provas que virão durante o ano.
(3) Ler mais. Já comecei bem o ano... Só nestes primeiros dias de janeiro já li dois livros. Descobri Lígia Bojunga (dica do meu amigo Julio). E numa tacada só li dois livros dela: "A bolsa amarela" e "A casa da madrinha". Foi tão bom começar o ano assim. Sentir aquele arrepiozinho de emoção ao chegar numa parte do livro que te envolve.
(4) Começar a montar a minha biblioteca. Eu já tenho muitos livros. Mas agora decidi que vou organizar aquilo de uma pilha de livros sem muito critério para algo mais cuidado e organizado. Comprar armários com portas para protegê-los ou então estantes que os abriguem mais da luz do sol e da umidade.
(5) Acertar minha nova casa em São Paulo. Ok. Ok. Confesso que sou um paulistano viciado nestes ares da metrópole. Não aguento ficar longe do centro de onde tudo acontece, não quero mais ficar lá no litoral. Esta fase passou... experimentei e curti durante um tempo viver na praia. Agora quero acertar meu novo lar aqui.
(6) Resolver os meus problemas e dúvidas sentimentais. O coração pode confundir muito a gente. E com uma ajuda do destino, pode muito f**** com a sanidade de qualquer um. Neste segundo semestre vivi muita coisa que me fez reavaliar várias outras. Agora é tempo de acertar o que realmente será. Resolver tudo agora neste primeiro trimestre.
(7) Agir mais, reagir menos. Não vou mais me importar com o que os outros fazem ou dizem para mim. Já está na hora de eu aprender a respirar fundo e agir ao invés de reagir ao outro. Por que preciso alterar meu humor por conta de coisas externas? Por que preciso descer o meu nível? Esta resolução pode ser difícil de se atingir, mas vou perseverar.
(8) Amar a mim mesmo. E isso começa por cuidar mais de mim mesmo. Fazer um check-up geral. Cuidar da minha saúde. Cuidar da minha alimentação. Cuidar do meu tempo de sono. Cuidar do meu corpo deixando de ser sedentário. Ganhar massa muscular e perder gordura. Emagrecer queimando aquelas gorduras localizadas. Ser menos ansioso. Cuidar de quem escolho para ficar ao meu lado porque não preciso estar com quem não me valoriza. Cuidar de minha sanidade. Cuidar da minha alma. Valorizar-me.
(9) Falar mais com meus amigos. No segundo semestre de 2007 fui mais relapso nos meus contatos com meus amigos. Tentei resolver tudo sozinho. Por orgulho, por distração, por exigir muito de mim mesmo... Mas vou aprender que eu, como amigo, ganho perdendo tempo com meus amigos.
(10) Aprender a poupar. Já consegui sanear minhas contas. Estou aprendendo a controlar meus surtos consumistas. Estou aplicando aquilo que sei sobre controle orçamentário para mim mesmo. E assim, acredito que poderei me dar alguns pequenos luxos no meio do caminho. Além de poder poupar para um projeto futuro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Luiz! Feliz ano novo!
Bons projetos para 2008, faz muito bem, cuide-se, ame-se!
Sabe que esse projeto da biblioteca eu ando arrastando há anos, mas tenho que criar vergonha na cara e cuidar das minhas pilhas de livros, cuja a ordem só eu entendo.
Também comecei o ano buscando um equilíbrio, querendo cuidar do corpo e da mente, um grande problema que eu tenho também é controlar minha ansiedade, daí resolvi voltar a fazer yoga, sempre me ajudou.
Postar um comentário