quinta-feira, julho 24, 2003

Hoje recebi um texto muito bom para reflexão. Thanks Lúcia... o texto traz, sem dúvida alguma, muitas verdades que precisamos considerar mas que geralmente não o fazemos.
...........................

Hoje você acordou, respeitou fundo e descobriu que talvez fosse hora de transformar sua vida. Aleluia, finalmente você saiu do automático e entrou no consciente!!!
Agora será possível saborear a vida. A dúvida é fundamental para a revolução da felicidade.
Digamos que você passe todos os dias pelo seu filho sem prestar atenção a ele, sem conversar com ninguém. Um dia vem o estalo e você pergunta: "Por que isso?"
Essa dúvida é o primeiro passo para a sua transformação.

No entanto, essa transformação deve ser profunda. é chegada a hora de fazer uma revolução, uma revolução muito mais profunda do que o tradicional banho de loja ou corte de cabelo. Os cuidados pessoais são muito importantes mas é preciso avançar além disso. Não adianta só aparar o mato, pois ele crescerá de novo. O importante é arrancar as raízes da neurose e não apenas maquiá-lapara que fique mais aceitável.
Há vários sinais que indicam a necessidade de mudar de rota: frustrações, tristezas, mágoas, dificuldades de relacionamento, descontentamento no trabalho e muitos outros.

É preciso estar atento a esses sinais e perceber qualquer dificuldade em sua vida. A infelicidade é uma gaiola imaginária que só o indivíduo percebe porque é ele quem a constrói e nela se coloca. Iniciar a desmontagem dessa ilusão é tarefa de cada um para alcançar a felicidade, mas a maioria das pessoas vive para ser admirada por uma multidão de olhos vorazes que, muito provavelmente não se cruzarão mais, não para ser feliz. Então para começar a mudança é preciso libertar-se da imagem que você transmite aos outros.

Certamente, muito da sua maneira de ser é pura representação. É muito bom que as pessoas reconheçam seus talentos, suas habilidades, mas também é muito ruim que essas pessoas pensem que você está plenamente satisfeito agindo de determinada maneira quando, no seu íntimo, sua vontade é jogar tudo para o alto e tentar outra forma de vida.

Quem consegue realizar as metas de sua alma é feliz e desperta a admiração devido a sua integridade como pessoas. Ao contrário, quem vive para ser admirado será sempre infeliz porque está deixando de lado o compromisso consigo mesmo e usando máscaras. Não se consegue ser feliz valorizando mais a opinião dos outros do que seus próprios sentimentos. Alguns se sentem infelizes, mas pensam "Se os outros estão aplaudindo é porque estou no caminho certo" e avançam nas suas frustrações.

Você é mais importante do que qualquer julgamento alheio. Para ser feliz, viva para surpreender a si próprio e não aos outros. A transformação exige que você comece a avaliar melhor as oportunidades que a vida lhe oferece. Muitas pessoas costumam jogá-las fora: não conseguem aproveitar o tempo, não valorizam o amor, não expressam a sua capacidade criativa e cometem o pior de todos os desperdícios: o desperdício da vida.

Precisamos entender que as oportunidades são poucas e que não podemos desperdiçá-las; por isso, devemos estar atentos. Quanto mais rápida for nossa capacidade de analisar e decidir, mais plenamente viveremos. Nossa vida depende muito da nossa capacidade de avaliar o que é realmente importante. Também é necessário saber se desfazer do desnecessário. Muitos desperdiçam suas vidas colecionando bobagens: amores frustrados, projetos engavetados, livros não lidos, sonhos não realizados.

Não eprcebem que estas quinquilharias ocupam o espaço reservado para as novas criações. Por exemplo: quando sofremos uma desilusão amorosa, essa frustração ocupa o espaço de um novo amor. Por isso dizem: "para você beber o vinho em uma taça, precisa antes jogar fora o chá".

Limpe a sua taça! E, para que a transformação realmente aconteça, crie o hábito de observar-se. Marque semanalmente um encontro com você, porém não faça como a maioria: não falte ao compromisso! Não se esqueça dele, não adie por tempo indeterminado. Conseguir tempo para escutar a própria respiração é fundamental senão o cotidiano pode consumir e atropelar suas verdadeiras virtudes. Ser feliz é viver perto de você, saber estimular-se, ativar sua força interior para perseguir seus sonhos, suas realizações. Enfim, ser feliz é aprender a ser o seu melhor amigo e guia.

Nenhum comentário: