segunda-feira, abril 14, 2008

A era da inocência


Não é pelo fato de estar mais distante do computador que tenho ficado a parte do que rola nas telas do cinema ou no circuito cultural da cidade.

Muita coisa acontecendo e eu tentando ir atrás... adoro Sampa por conta disso. Sempre tem algo novo rolando.

Enfim, assisti "A era da inocência", última parte da trilogia idealizada por Denys Arcand (as duas primeiras partes foram "O declínio do império americano" e "As invasões bárbaras").

Não entendo o porquê da título em português. Sei que o meu francês é parco mas até onde sei, L'age des tenebres é traduzido como "A epoca das trevas". Coisa de pessoal que dá título aos filmes aqui no Brasil. Pior do que isso só mesmo o que fizeram com "My blueberry nights" (que será tema de próximo post) que virou "Um beijo roubado" (algo que nem curto muito porque entrega muito do filme).

Bem, mas "A era da inocência" me deixou bem reflexivo. Talvez pelo fato do personagem principal ser um funcionário público (e eu estar adentrando neste meio agora). Talvez pelo fato de também rir muito do absurdo da burocracia estatal que conheço agora.

O filme trata de delírios para escapar da rotina massacrante, fala de fantasias para sobreviver na secura de um mundo sem graça. E neste ponto é brilhante. Valendo cada centavo do ingresso.

Um comentário:

Mariana Alcântara disse...

Até salivei! Tô anciosa para assistir!