quinta-feira, maio 31, 2007

Vesak

Hoje é uma data especial. Primeiro porque é dia de lua azul. Sim, lua azul. Mas isso não significa que a lua estará numa coloração diferente hoje.

Dá-se o nome de lua azul quando num mesmo mês temos duas luas cheias. Os ciclos lunares tem 28 dias e o calendário gregoriano compilou o ano em meses de 30 ou 31 dias (com exceção de fevereiro). Sendo assim, há um descompasso e geralmente, temos apenas uma lua cheia durante cada mês.

Entretanto, algumas vezes acontece de termos duas luas cheias num mesmo mês. E quando isso acontece, chama-se a segunda lua cheia deste mês de lua azul.

Neste mês, tivemos a primeira lua cheia no dia 1 e agora, dia 31, temos a segunda: a lua azul.

E, esta lua azul deste mês de maio é ainda mais especial porque coincide com o Vesak.

O Vesak é a data mais sagrada para o budistas e celebra o nascimento de Buda. Então, vamos concentrar e enviar energias positivas. Dizem que nesta data do Vesak, a ligação entre o mundo físico e o mundo espiritual está mais forte.

quarta-feira, maio 30, 2007

Amar se aprende amando


E mesmo quando você mesmo sentencia: "estou fechado para o amor", no fundo você sabe que isso não é verdade.

A mágica do amor está justamente em ser algo que se sente enquanto se faz. Amar a gente aprende amando. E não é pelo fato de não sermos mais amados por alguém que a gente simplesmente pode esquecer o que é o amor.

Amamos porque assim queremos. Amamos porque aprendemos a amar. Da mesma forma que se aprende a andar de bicicleta andando, a gente aprende a amar amando.

No começo o exercício é confuso. Não sabemos direito o que sentir, até percebermos que amar também é gostoso porque não é previsível. Não dá para sentir aquela sede nem aquela eletricidade que corre o ar ligando olhares simplesmente desejando sentir tudo isso. Simplesmente porque o amor depende de outro e depende de nós mesmos. E por depender de tanta coisa, o amor apenas acontece.

E a gente aprende o amor quando ele acontece. Não daria para ser de outra forma...

domingo, maio 27, 2007

Vai tomar no c*



O mais recente hit da internet é uma música cantada pela humorista Cris Nicolotti chamada "Vai tomar no cú".

No post retrasado falei sobre o alívio que as lágrimas trazem. Acho que continuo com a idéia de tentar descobrir o que mais traz alívio para estados estressantes e, ao ver este vídeo e topar com a declaração inicial da abertura, "Tome as rédeas da vida novamente em suas mãos", pensei:

Será que xingar é também uma forma de colocar para fora as angústias e a raiva que podem tomar a alma?

Nunca fui destas pessoas que xingavam... mas, quando acontecia, de usar alguma destas expressões, confesso que o alívio era quase instantâneo.

Na verdade, tudo isso deve ser algo diferente para cada um. Quem xinga muito, talvez nem tenha mais acesso a este alívio porque simplesmente viraram palavras comuns. Mas, acho que para mim, que quase não xingo, quando o faço... bem, lavo a alma.

terça-feira, maio 22, 2007

Virada Cultural Paulista 2007

Ao que parece, os governos municipais resolveram apostar na cultura. Depois do sucesso da terceira Virada Cultural em São Paulo, vários municípios do Estado resolveram fazer suas edições.

Em Santos, a Virada Cultural Paulista (iniciativa envolvendo os municípios e a secretaria de cultura do Estado) foi uma brisa fresca no ambiente árido de shows e apresentações fora da capital.

Aproveitei para conhecer lugares em Santos que ainda não tinha visto. No Teatro Coliseu, um show do quinteto Pau-Brasil, comandado pelo pianista Nelson Ayres.

Depois, uma apresentação do André Abujamra na praça Mauá. Ele apresentou músicas do primeiro CD ("O infinito de pé") e do próximo ("Retransformafrikando"), além de canções do Karnak. A praça nem estava cheia, mas isso não significa que faltou animação.

De lá para o teatro Coliseu novamente. Apresentação da Neurópolis - Orquestra dos músicas das ruas de São Paulo. Uma iniciativa muuuuito interessante do músico Lívio Tragtemberg, que reuniu músicos de rua e de influências diversas (violonista e harpista paraguaios, repentistas nordestinos, uma japonesa tocando um shamisen).

A idéia é muito legal, mas o repertório ainda está meio cru. Vale a pena conferir as próximas apresentações para ver se o nível da produção artística melhorou.

O encerramento na minha maratona cultural santista foi na Cadeia Velha, uma espaço inusitado dos tempos do Brasil Império. As diversas salas e celas se transformaram em locais para os standes de uma edição do Mercado Mundo Mix. E numa das salas, muita música no comando de DJs.

Subindo para o andar onde funcionava a Câmara (sim, o mesmo lugar abrigava a Cadeia municipal e a Câmara), uma apresentação da cantora Jussara Silveira e do violonista Luiz Brasil.

Apresentação afinadíssima e de ótima qualidade. Os dois apresentavam o repertório do disco "Nobreza", com músicas de Caetano, Djavan, José Miguel Wisnik, Paulo Vanzolini... Jussara Silveira tem uma técnica impecável e uma voz aguda que remete a uma Gal Costa com maior controle.

Muita coisa para algumas horas de um domingo nublado. E o melhor... tudo de graça.

segunda-feira, maio 21, 2007

Chorar é um bom remédio

Todo mundo diz que rir é um ótimo paliativo. Experimente entrar num estado de tristeza com um sorriso no rosto. Ontem, li que chorar também é um bom remédio.

Há momentos em que nosso corpo entra num estado de tensão quase insuportável. E as lágrimas são a melhor válvula de escape. Ao chorarmos, segundo o artigo, liberamos substâncias químicas que proporcionam a sensação de alívio quase imediato. Mas isso vale apenas pelo choro desencadeado por cutucadas emocionais. O choro de "cortar cebola" não traz o mesmo benefício.

Eu sempre fui daqueles mais discretos. Daqueles que continha o choro em público e que chora escondido num canto. Chorar em público só no escuro da sala de cinema... acho que é por isso que o cinema para mim sempre teve um efeito catártico: chorar e rir são mais fáceis quando eu me sintonizo na emoção do filme projetado na sala escura.

Bem, dizem que os olhos são as janelas da alma... então, melhor não deixar de lavá-las de vez em quando.

segunda-feira, maio 14, 2007

Lorca: aleluia erótica em 38 quadros e um assassinato

Se o um é a perfeita fusão de duas metades,
nós homens somos selvas de metades
em eterna busca da impossível união.
O amor é a ânsia constante de chegar ao um,
mas se existisse o um seria a negação do amor.
Morremos sós, como metades sós.

Federico García Lorca



Teatro de bonecos, versos de Lorca musicados, uma cenografia simples e impressionante e atores se movimentando livremente no espaço do teatro. A montagem feita pelo grupo XPTO lembrava mais um sarau do que propriamente uma peça de teatro.

2 horas e meia que se passaram num instante, em momentos de pura interação entre público e platéia. Havia também muita metalinguagem... discutindo justamente o limite entre palco e platéia.

Visualmente fascinante. E os versos de Lorca ganharam versões musicadas ora suaves, ora ritmadas feito rap. Para quem quiser iniciar sua jornada no universo quase surreal do poeta espanhol, vá conferir sem sombras de dúvidas.

quarta-feira, maio 09, 2007

Caro Bento XVI

Ao menos, desta vez não estou em São Paulo para ter que enfrentar o trânsito por conta das avenidas bloqueadas para a circulação do papa. Já me basta a experiência recente com a vinda do George W.Bush e que me fez chegar atrasadíssimo numa reunião.

Ok. Ok. Nada contra a pessoa do papa nem contra a igreja católica. Afinal, cada fé tem seus dogmas e cada pessoa é livre para escolher a religião que quiser, não é?

Só que não consigo deixar de ficar incomodado com a figura política do papa. Sim, porque além de ser um líder espiritual, ele também é um chefe de Estado (por mais ridículo que seja um país do tamanho de alguns quarteirões encravado em Roma).

Que a crença da igreja seja contra o divórcio, seja contra o aborto e a eutanásia, seja contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo... afinal, isso tudo é uma questão de fé e cada um adere a estas idéias se assim o desejar.

Mas o que me incomoda é ver a religião interferindo em políticas de Estado. O Brasil é a maior nação católica do mundo? Pode até ser. E até onde sei, é também um Estado laico.

Então, leis que regulamentem o aborto são necessárias para resolver um problema de saúde pública. E leis que regularizem a situação de pessoas do mesmo sexo e que tem uma vida em comum, é apenas uma forma de garantir os direitos civis de uma união civil (e não religiosa).

Bem... quem sabe, um dia nossos parlamentares sejam tão responsáveis quantos os democratas-cristãos do Parlamento holandês que, apesar de serem católicos, disseram em alto e bom som que o Parlamento formula leis para o povo e não para a igreja.

terça-feira, maio 08, 2007

Sobre a Virada Cultural

A 3º edição da Virada Cultural em São Paulo, evento inspirado nas Noites Brancas de Paris e Roma, tinha tudo para correr bem. No ano passado, o evento foi marcado por uma certa desconfiança já que aquela onda de atentados do PCC tinha sido deflagrada alguns dias antes.

Neste ano, tudo parecia prometer a mais perfeita paz para os notívagos culturais. Cinema, shows musicais, apresentações de dança e teatro... e tudo isso, gratuitamente. (Nestas horas, sinto um orgulho imenso de ser paulistano).

Infelizmente, um evento de toda a programação teve um triste desfecho. A apresentação do grupo de rap Racionais MC foi marcada por vandalismo e uma ação da polícia.

Por volta das 5h30, o pânico se instalou na praça da Sé. Policiais disparando tiros com balas de borracha e jogando gás lacrimogêneo. Vândalos destruindo vitrines e pontos do comércio local, incendiando carro, pedradas e garrafadas contra a polícia.

E tudo isso, segundo relatos, por conta de pessoas que subiram numa banca de jornal e que se recusaram a sair quando solicitados pela polícia.

Um tenente da polícia disse: "É só ver o histórico do Racionais. Acaba sempre assim".

Confesso que não sou fã de rap e acho que as letras tem algo de misoginia intensa. Ao mesmo tempo em que se fala de opressão social, incita-se muitas vezes a reação (muitas vezes, não pacífica).

Como o evento foi isolado (houve apresentações, por exemplo, de bandas punk como Garotos Podres e tudo transcorreu na mais perfeita tranquilidade), poderíamos dizer que rap está intimamente relacionado com a violência?

Como não gosto de generalizar, prefiro acreditar que talvez tenha sido algo fortuito.

A poesia da flor


sábado, maio 05, 2007

Fala Sônia (ou "os inesperados 15 minutos de fama")


No auge da pop-art, Andy Warhol disse que no futuro "todos seriam famosos por quinze minutos". E nada melhor do que a internet para trazer os novos astros (isso sem falar dos programas Big Brother e tantos outros reality shows por aí).

Nesta onda de fama para todos, tivemos a Ruth Lemos (a nutricionista do sanduíche-íche-íche), a série de vídeos "Tapa na pantera" com a atriz Maria Alice Vergueiro e o Jeremias José (mais conhecido como Jeremias muito louco).

O último hit veiculado no YouTube é o vídeo Fala Sônia, que mostra as dificuldades de uma faxineira de 50 anos ao tentar dizer o endereço do site www.youtube.com .

Não vou ser hipócrita e dizer que não ri enquanto assistia o vídeo. Mas aí, logo depois do riso veio a dúvida: mas será que há reais motivos para rir de alguém por conta de seu desnível cultural?

Rimos da Ruth Lemos por conta de um problema de descompasso entre o ponto eletrônico e a fala dela. Tapa na pantera é uma obra de ficção. E quanto ao caso do Jeremias, houve a exploração de um estado temporário de embriaguez.

Rir da ignorância alheia seria o mesmo que fazer das diferenças culturais, sociais e raciais, motivo de riso? Aliás, por que será que temos tantas piadas racistas (negros) ou sexistas (gays, loiras, mulheres)?

Bem, algo para se questionar... o humor combina com a onda do "politicamente correto"? Pensando, pensando, pensando a respeito de tudo isso.

................................

Vale dizer ainda que, a Sônia, motivo de chacota nacional por conta do vídeo, está adorando a fama súbita. No próprio Youtube já rolam vários vídeos dela: Sônia falando www.youtube.com, Sônia rindo, Sônia falando www.kibeloco.com.br a verdade é ácida e o kibe é cru, Sônia dando entrevista junto com o marido e cantando "My heart will go on".

Que viva bem seus momentos de fama. E para quem quiser saber mais, pode visitar o site oficial do Fala Sônia e até comprar na lojinha virtual da Sônia.

quarta-feira, maio 02, 2007

Consciência ética

A solução para vários problemas está baseada em mudanças simples, como pode ser visto nestas 10 respostas para 10 problemas.

Não sei de quem é o texto, mas ele é realmente bem elucidativo a respeito da importância de uma consciência ética em relação a um espaço social mais saudável.

01. Você acha um absurdo a corrupção da polícia?
Solução: NUNCA suborne nem aceite suborno!

02. Você acha um absurdo o roubo de carga, até mesmo com assassinatos dos motoristas?
Solução: EXIJA a nota fiscal em TODAS as suas compras!

03. Você acha um absurdo a desordem causada pelos camelôs?
Solução: NUNCA compre nada deles! A maior parte de suas mercadorias são produtos roubados, falsificados ou sonegados.

04. Você acha um absurdo o poder dos marginais das favelas?
Solução: NÃO compre nem consuma drogas!

05. Você acha um absurdo o enriquecimento ilícito?
Solução: Não o admire, repudie-o.

06. Você acha um absurdo a quantidade de pedintes no sinal ou de flanelinhas nas ruas?
Solução: NUNCA dê nada.

07. Você acha u m absurdo que qualquer chuva alague a cidade?
Solução: Só jogue o LIXO no LIXO.

08. Você acha um absurdo haver cambistas para shows e espetáculos?
Solução: NÃO compre deles, nem que não assista ao evento.

09. Você acha um absurdo o trânsito da sua cidade?
Solução: NUNCA feche o cruzamento.

10. Você está indignado com o desempenho de seus representantes na política?
Solução: Nunca mais vote neles e espalhe aos seus amigos seu desalento e o nome dos eleitos que o decepcionam.

Depois da Wikipedia, a Desciclopédia...

A Wikipedia, enciclopédia virtual e gratuita, revolucionou a internet ao introduzir o conceito de wiki. Isto é, o conteúdo pode ser alterado pelos usuários, integrando cada vez mais conhecimento no desenvolvimento de um tópico. Um dos conceitos da nova web 2.0.

Mas é claro que como tudo o que faz sucesso acaba sendo paradiado, não poderia ser diferente com a Wikipedia. E eis que surgiu a Uncyclopedia. A versão totalmente escrachada e cheia de inverdades da Wikipedia.

Na versão brasileira, a brincadeira ficou mais politicamente incorreta e virulenta. Sílvio Santos, por exemplo, é descrito assim: "Ele é de origem judia e nasceu na mesma época de Abraão, seu conterrâneo.

Xuxa é "irmã de Zidane, segunda filha de Chuck Norris com Dercy Gonçalves ou Hebe Camargo". E os Teletubies tornaram-se personagens de "um programa infantil que estimula a pederastia, a zoofilia e a desordem mental em crianças e idosos".

Quer conferir mais? Visite então
a Desciclopédia

terça-feira, maio 01, 2007

Liberdade, igualdade, fraternidade...


A Revolução Francesa, marco do início da Era Moderna, trouxe o lema: "Liberdade, igualdade, fraternidade". E este lema seria o que mais tarde foi reconhecido como Direitos Universais do Homem e do Cidadão.

O contrário disso, como mostrado na figura acima, poderia ser enunciado como "Pobreza, desemprego e discriminação". A trindade de problemas que torna difícil a concretização dos ideais modernos.

Hoje, dia 1º de maio, comemora-se o dia do trabalho. Em São Paulo, a festa da Força Sindical, na praça Campo de Bagatelle, reuniu milhares de pessoas em torno do tema "Trabalhadores em Defesa do Planeta".

Até aí, tudo bem... antes tarde do que nunca ver que o tema de proteção ao ambiente e apoio ao desenvolvimento sustentável chegou a boca das massas. Mas, o presidente da Força Sindical e deputado federal pelo PDT de Sáo Paulo, Paulo Pereira da Silva (conhecido como Paulinho) , deu a seguinte declaração:

"Discutir meio ambiente, vamos falar a verdade, até pouco tempo atrás, era coisa de viado...".

Como entender uma declaração destas? Será que o que ele quis dizer foi que os homossexuais são pessoas mais conscientes e por isso teriam sido os primeiros a discutir o assunto?

Bem, como o meu lado Pollyanna não está muito ativo, acredito que ele tenha dito isso levando para o lado negativo. Provavelmente, estava associando o tema "proteção ao meio ambiente" com algo discutido por pessoas de uma categoria condenável.

Fico triste em saber que um deputado federal, um líder trabalhista, afirma em uma festa pública (que pretensamente deveria falar de direitos universais), comete um erro que perpetua um preconceito.

Até onde sei, a discriminação é crime. Espero que ele se desculpe pelo erro o mais breve possível.
Respeito é bom para qualquer pessoa, de qualquer grupo.