segunda-feira, março 26, 2007

E quem disse que provas de matemática não podem ser divertidas?

Pensando agora no bom humor de quem elaborou uma questão destas para o vestibular do ITA - Instituto de Tecnologia Aeronáutica (pelo menos foi o que disseram para mim).

Veja o problema abaixo e tente resolver...

Uma mãe é 21 anos mais velha que o filho. Daqui há seis anos, a mãe terá a idade 5 vezes maior que a idade do filho. Pergunta: onde está o pai agora?

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Já chegou numa resposta?
.
.
.
.
.
.
.
.
Analisando as informações temos:

A mãe tem hoje Y anos

O menino tem hoje X anos

Portanto com a mãe 21 anos mais velha : Y = X + 21


Daqui a 6 anos : ( Y + 6 ) e ( X + 6 )

Portanto com a mãe 5 vezes mais que filho : Y + 6 = 5 ( X + 6 )

Resolvendo:
Y + 6 = 5 X + 30
Y = 5X + 24

Substituindo na primeira equação (Y = X + 21), teremos:


5X + 24 = X + 21


Logo:
- 4X = 3
X = -3/4

O menino tem hoje -3/4 anos, ou seja, - 9 meses (menos nove meses).
Se o menino tem exatos menos 9 meses, ele nascerá daqui a nove meses, então, agora o pai está com a mãe no momento da concepção!

Memorabilia

No dia 21 de abril acontecerá um leilão para arrecadar fundos para o projeto Music Rising. O projeto foi criado para auxiliar os músicos prejudicados pelos furacões Katrina e Rita. Para quem não lembra, o furac"ao Katrina destruiu Nova Orleans, meca do jazz americano.

Como fazer música sem instrumentos? Para ajudar nisso, surgiu o projeto Music Rising, que tem entre seus co-fundadores, o guitarrista The Edge (da banda irlandesa U2).

Quer aqueles óculos redondinhos do John Lennon? Lance inicial: $4.000. Ou você prefere algo mais pessoal? Tipo... uma carta de 7 páginas que Janis Joplin enviou para o namorado ($1.000). Talvez tocar na guitarra que já pertenceu a um outro ícone possa te interessar mais. Bem, a guitarra de Jimi Hendrix está avaliada a partir de $60.000.

Um contrato de gravação de Elvis Presley, o troféu que Kurt Cobain ganhou no MTV Music Video Award, os óculos usados por Bono Vox. Já foram doados cerca de 200 itens por estrelas do porte de Madonna, Bob Dylan e Led Zeppelin.

Os interessados poderão dar seu lance ao vivo ou online no dia 21.

Colours are brighter

No final de 2006, foi lançado um CD com músicas infantis. A intenção do CD "Colours are brighter" é arrecadar fundos para os projetos da organização "Save the children".

A seleção das músicas foi conduzida pela banda inglesa Belle & Sebastian (que também assina a música "The monkeys are breaking out the zoo") conta com bandas que os moderninhos e descolados estão ouvindo.

Snow Patrol aparece com a ótima "I'm a astronaut". Franz Ferdinand vem com a divertida "Jackie Jackson". The Kooks, Four Tet, The Flaming Lips estão também entre os artistas que contribuíram para a coleção.

Uma boa desculpa para os fãs: comprar o CD para curtir as músicas de suas bandas preferidas e com isso, ajudar as obras da Save the children.

Para quem quiser saber mais, pode visitar o site:
http://www.coloursarebrighter.com

quarta-feira, março 21, 2007

Com um jeitão de Nárnia...

Primeiro veio J.R. Tolkien e todas as aventuras de Frodo em "O senhor dos anéis". Depois, redescobriram C.S.Lewis e as "Crônicas de Nárnia". De lá para cá, os filmes foram ganhando contornos com um quê voltado para a fantasia e para uma realidade livremente inspirada num mundo de dragões e seres fantásticos coabitando com humanos.

Pude conferir dois filmes... coincidentemente, ambos tratavam (de formas diferentes) desta realidade fantástica já delineada nestes últimos anos.

"Ponte para Terabithia" é dos mesmos produtores de "As crônicas de Nárnia" e investe num mundo fantástico de dois adolescentes diante de um mundo real que os oprime de alguma maneira. Basta manter os olhos fechados e a mente aberta, e assim criamos um mundo inteiramente novo. Receita meio clichê, mas tão difícil de ser executada. A gente se desliga muito pouco do que vivemos e, nossa imaginação cresce sendo sufocada.

O filme é quase irmão, neste tema, de "O labirinto do fauno". As semelhanças entretanto param aqui. "O labirinto do fauno" é muito superior, tanto nas tintas dramáticas quanto no quesito fantasia. "Ponte para Terabíthia" tenta mas não decola tanto quanto o filme mexicano.

O que se vê em "Ponte para Terabíthia" é uma ode a amizade e a imaginação. O que se vê é a dor de se crescer. O cinema adora trabalhar nos momentos de transição da vida. Aqui, mostra-se a adolescência, esta passagem de infância para juventude. Um fase plena de dúvidas, dores e decepções. Uma fase também recheada de descobertas e desejos.


O segundo filme que assisti foi "Epic movie" (que ainda não estreou no Brasil... e viva a internet). Este é um produto destinado para os que curtem comédias que fazem paródia de outros filmes. Algo como "Top gang" e "Apertem os cintos, o piloto sumiu". O eixo principal da história gira em torno da história filmada de "As crônicas de Nárnia", mas é claro que sobra para outros blockbusters... de "O código da Vinci" a "Superman", passando por "A fantástica fábrica de chocolate", "Serpentes a bordo", Paris Hilton e "X-men".

Diversão descerebrada e sem intenções. Talvez por isso mesmo acabe se tornando divertida.

quinta-feira, março 15, 2007

Shortbus


Há filmes que não encontramos em locadoras. Há filmes que nem tem previsão de estréia nas salas de cinema. Ainda bem que existe a internet. Esta versão contemporânea da Biblioteca de Alexandria.

Pela internet, consegui ter acesso a diversos filmes. A mais recente pérola garimpada (sim, porque na internet encontramos muita coisa de gosto duvidoso também) foi o mais recente filme de John Cameron Mitchell.

Este diretor já tinha chamado a atenção com o filme "Hedwig and the angry inch". Se neste primeiro filme ele trazia um transexual como personagem principal, em "Shortbus" a dose de provocação é ainda maior.

O filme foi exibido em São Paulo, em sessões concorridíssimas na Mostra Internacional de Cinema. Como eu não estava muito afeito a correrias e no clima para enfrentar filas e mais filas para garantir o meu ingresso, não fui assistir naquela ocasião.

"Shortbus" é o nome de um clube, onde as pessoas vão para se liberar. Pipocas com marijuana? Você encontra ali. Música ao vivo e performances? Também poderá ver ali. Mas o ingrediente principal do clube é a liberação para o sexo. Mesmo que não se participe diretamente, até porque, como diz o host do clube: "Voyeurismo também é participar".

O clube é o cenário perfeito para várias histórias que se cruzam. Uma terapeuta sexual que nunca teve um orgasmo. Uma dominatrix que sonha apenas em casar e ter um lar tranquilo com um gato. Um depressivo em busca de sentido para a vida e para o amor. Um ex-ator infantil que não sabe mais como agir com seu companheiro. Um modelo que busca novas experiências. Um voyeur que espia o casal gay e os persegue em busca de um momento fugaz de realização.

O sexo mostrado no filme (e sim, as cenas são bem reais) aparece como válvula de escape e ao mesmo tempo, como elemento de frustração. Quer situação mais dúbia e verdadeira? Os jovens nova-iorquinos vagam perdidos em experiências, sem saber o que buscar e sem poder identificar aquilo que encontram.

E o orgasmo aparece como elemento de liberação e poder. (Wilheim Reich adoraria saber disso).

segunda-feira, março 12, 2007

Dois dias e uma noite em São Paulo


Chegue na cidade e enfrente um trânsito insuportavelmente intenso. E maldiga o George w. Bush por esta visita infrutífera para o Brasil e que gerou um pequeno caos na cidade de São Paulo.

Nestas horas você se pergunta: por que não foi para Brasília? Brasília não é a capital do Brasil? Não estão ali a embaixada americana, o Itamaraty e o Palácio do Planalto? E quem sabe assim, pelo menos este presidente americano aprenderia que a capital do Brasil não é Buenos Aires.

Enfim, tente chegar pontualmente para uma reunião e encare este trânsito. Chegue na reunião pedindo milhões de desculpas e fique ali durante 4 horas seguidas para tentar entender alguma coisa que o seu cliente queira no meio de tantas mudanças solicitadas.

Saia da reunião e vá correndo procurar um presente para o filho da irmã do seu melhor amigo que veio de Portugal com o bebê. E sem esquecer de ainda comprar o livro que sua cunhada pediu.

Respire fundo e tente manter a sanidade na sua tentativa de cruzar a cidade de sul para leste. Chegue no apartamento da mãe do seu melhor amigo e veja um bebê lindo sorrindo para você e com os olhos azuis mais deslumbrantes que você pode imaginar.

Siga da Móoca para o shopping center Anália Franco para tentar aproveitar um jantar calmo com seus amigos. Descubra o Outback Steakhouse, fantástico restaurante que serve comida de inspiração australiana, lotado.

Tente novamente ir para o Outback, desta vez na unidade que fica no Center Norte. Descubra que há 40 mesas na espera antes de você. Respire fundo, dê meia volta e vá comer um sanduíche no América. Viva a concorrência!!

Decida sair para dançar exatamente às 23h30 e tente decidir com mais 4 pessoas no carro o melhor lugar para ir. Cruze a cidade inteira da zona norte para o início da zona sul.

Na Vila Olímpia, perambule com o carro diante dos bares e decida ir ao Maevva. Mude de idéia e vá para outro bar. Mas depois mude novamente de idéia e decida enfim experimentar um lugar que você nunca foi antes.

Entre no Rey Castro e surpreenda-se com uma banda tocando pop-rock latino. Algo como Santana misturado com Maná e toques de Shakira. Dance, dance, dance, dance.

Durma exatamente 4 horas naquela madrugada porque durante a manhã, você perde o sono por causa do cachorro do vizinho que late sem parar. Acorde e vá ver os e-mails que você não respondeu no dia anterior. Cruze com sua irmã casualmente no corredor e converse um pouco porque ela já está atrasada para a prova de inglês.

Dê alguns telefonemas. E saia correndo atrasado para chegar no Centro da cidade porque você combinou de passar na casa de uma amiga antes de seguir para uma festa.

Seja cara-de-pau e arraste sua amiga para a festa com você. Primeiro porque você quer conversar mais com esta sua amiga. Segundo porque você gosta de apresentar seus amigos para outros amigos seus.

Chegue na festa de 30 anos da sua amiga e converse com um monte de gente que você não conhece. Coma um churrasco maravilhoso, converse, dê risada, troque figurinhas com pessoas que você nem conhece. Dê uma de carioca e diga um "aparece lá em casa" sem dar o endereço da sua casa.

Saia correndo e deixe sua amiga (aquela que mora no Centro) lá na festa sozinha. Por que? Porque você tem que sair correndo para chegar ainda no começo da noite em casa. Porque sabe que ela vai se virar muito bem sozinha. E porque você sabe que ela vai fazer boas amizades numa festa em que não conhece ninguém.

Chegue em sua casa (já fora de São Paulo) e perceba o quanto seu ritmo de vida muda quando está em outro lugar que não seja São Paulo. Simplesmente porque Sampa tem uma energia que te contamina e te envolve, simplesmente porque Sampa te oferece milhões de opções e você só precisa se perder nas escolhas. Simplesmente porque você é apaixonado por esta cidade...


quinta-feira, março 08, 2007

As 3 esposas de Adão: uma história para o dia da mulher


No sexto dia, Deus criou o homem. E o primeiro homem recebeu o nome de Adão. Mas Adão não era um nome, era a definição de uma espécie. Adão era bem diferente do que conhecemos por homem hoje. E era bem diferente de um ser humano "normal". Ele era um gigante, dois corpos colados pela barriga: quatro braços, quatro pernas, duas cabeças, dois conjuntos de órgãos sexuais, dois corpos unidos.

Havia Adão, filho de Gaia: dois corpos de fêmeas formando um único ser. Havia ainda Adão, filho do Sol: dois corpos de machos. E enfim, havia Adão, filho da Lua: dois corpos, um macho e uma fêmea.

Mas Adão, esta espécie primordial, era muito poderoso. Poderoso demais. E eram completos. Não precisavam de Deus. Deus então dividiu os três "Adão". Desta separação forçada, cirurgia primeira para separar estes gêmeos xipófagos, ficaram duas coisas: em cada uma das partes ficou a cicatriz desta cirurgia e que carregamos ainda (o umbigo) e um desejo de se completar (que gera a busca pelo nosso par).

E Deus, dividiu cada um dos Adão em dois seres: o filho de Gaia se tornou duas fêmeas, o filho do Sol gerou dois machos e o filho da Lua estabeleceu-se em um macho e uma fêmea.

Os machos receberam o nome de Adão e as mulheres, o nome de Lilith. E Adão se casou com Adão. E Lilith se casou com Lilith. E Adão se casou com Lilith. E todos se espalharam pela terra. Cada casal para um canto do paraíso.

Vamos nos ater agora a história do casal formado por Adão e Lilith. Lilith, a primeira esposa de Adão, era poderosa e inteligente. Afinal de contas, era ele... um ele mulher. E por isso, Lilith não se submetia a Adão. Lilith resolveu sair do jardim do Éden e foi semear seu próprio jardim. E Adão ficou sozinho, sem seu par.

Foi então que Deus criou a segunda esposa. Deus a criou a partir do nada. Primeiro os ossos. Depois os órgãos internos. Então veio a carne, os músculos, os tendões. Gordura. Bílis. Olhos. Catarro. Pele. Cabelo. Hálito.

Só que Adão não aguentava chegar perto dela. Ele não a tocava. Ele a viu cheia de secreções e sangue. Ao saber que ela era muco, carne e ossos, ele não conseguiu se aproximar dela.

Corpos são estranhos. Algumas pessoas tem sérios problemas com as coisas que acontecem no interior deles. Corpos menstruam, salivam, defecam, urinam e choram. E isso, às vezes, acaba com o romance.

Como Adão não conseguia chegar perto desta sua segunda esposa, Deus permitiu que ela saísse o jardim sozinha.

Depois disso, Deus pôs Adão para dormir e criou sua nova esposa a partir de uma costela. Sim, uma costela... para que a sua nova esposa não ficasse nem acima nem abaixo, mas sim ao lado de Adão.

Quando a sua nova esposa estava completa, Deus despertou Adão. E ela recebeu o nome de Eva.

............................

Esta é uma história criada a partir da colagem de várias outras histórias que ouvi por aí. Mas acredito que tenha ficado interessante.




quarta-feira, março 07, 2007

Coisas que eu gosto e outras, nem tanto...

Sim ou não? Gosto ou não gosto? Acho que sou daqueles que diz: gosto e nem tanto assim. No fundo, no fundo, acho que gosto de tudo. Só evito aquilo que não gosto muito.

Dizem que mesmo um chute na bunda empurra a gente para a frente, não é? Talvez seja isso... a atitude é gostar e gostar nem tanto.

Pensei em fazer uma lista daquilo que eu gosto e daquilo que nem gosto tanto assim. Mas a lista ia ser grande e conteria coisas não muito relacionadas.

Por exemplo, eu gosto de abraços apertados. Não gosto tanto de escarola.

Agora diz pra mim o que é que abraços apertados tem a ver com escarola? Nada. Tem a ver apenas na minha cabeça que inventa listas assim.

Gosto de misturar Bach com Sin City e um punhado de morangos. Fígado malpassado fica com filmes do Godard e gente que acha que sabe de tudo e não se abre para o novo.

segunda-feira, março 05, 2007

Dividir tarefas, compartilhar vidas


O texto abaixo foi publicado na revista da Folha deste domingo. Vale a pena conferir. Há tanta gente que se machucou em relacionamentos anteriores e que esqueceu o como é bom construir algo junto. E há tanta gente que prefere evitar a convivência diária com medo de romper algum limite.

Eu sou daqueles que diz: "Paixão emagrece. Mas amor... ah... amor engorda". rsrs.

................................


Cada vez mais ouço pessoas dizendo que o bom do namoro é quando os dois moram em casas separadas. Ou eu sou muito antiquado ou essas pessoas não sabem o que estão perdendo. Morar junto é uma delícia.

Dividir as tarefas domésticas, as compras de supermercado e até as brigas por causa da conta de telefone pode ser mais estimulante do que um namorado que nem sabe direito onde você guarda o arroz.

Que graça teria namorar anos uma pessoa que não sabe qual a marca do seu sabão em pó? Intimidade pela metade? Namoro café-com-leite? Eu, hein! Comigo, só se for até o pescoço. Meio igual a sapatão. Tem que ser intenso. Essa coisa de namoro sem intimidade não dá! Parece doença que veio pela internet. Deve ser prima do sexo virtual.

Um amigo, outro dia, me disse que não gostava de dormir junto com o namorado. Credo! Por que não muda de namorado, então? Tem tantos dando sopa por aí. Não me venha com esse papinho das meninas do "02 Neurônio" de que está faltando homem. Bicha nunca faltou no mercado. Tem cada vez mais. Tem uns que dá até vontade de mandar de volta para o armário.

Ainda têm aqueles que sofreram com uma separação e não querem mais levar na cabeça. Mas ficar sem namorar é a mesma coisa que parar de comer chocolate. A vida fica sem graça.

O efeito colateral da vida a dois é que a geladeira tende a ficar cheia. Tem doces, queijos, geléias, presunto e tudo o que faz a pança aparecer. Com as contas divididas dá até para ter uma cozinheira.E a vontade de sair de casa diminui enquanto a barriga cresce.

domingo, março 04, 2007

Diálogo no momento de um eclipse


O jornal dizia que a partir das 19h47, o eclipse lunar total já estaria visível nos céus. Aquele tinha sido um dia cansativo e um tanto quanto frustrante. Muitas expectativas não realizadas. E o eclipse era a última coisa que eu pensava em ver.

Exatamente às 19h45 estávamos ali, na praia, vendo o céu em busca da lua. O eclipse já tinha começado. A lua parecia uma grande esfera perdida e levemente avermelhada pendurada em algum canto do espaço.

Estranho como a gente não presta atenção na lua. E era estranho também constatar a realidade 3-D daquele corpo esférico vermelho. Sempre vemos a lua como um disco iluminado no céu. E ela está ali, todos os dias e impassível com os desejos e paixões humanos.

- Se a Lua representa os segredos e o oculto, podemos pensar que na ocasião de um eclipse, a verdade acaba surgindo?
- Não sei. Nunca pensei sobre isso.

Olhávamos para o céu, eu deitado na mureta do canal. Ouvindo o barulho das ondas quebrando nas pedras. Eclipse com cheiro de maresia.

- No fundo, nada é inteiramente bom nem inteiramente mal. Tudo tem os dois lados... até mesmo eu e você juntos. Amor nem sempre significa que tudo será perfeito.